DESCRITIVO

Do Campo da Aclamação (Praça da República) ao Largo do Paço (Praça XV), vamos reviver e reconstituir o trajeto de uma das celebrações mais importantes da História do Brasil; um evento que marcou para sempre o território do Rio Antigo.

Passando pelos logradouros mais bucólicos da cidade, o passeio “RIO ANTIGO A PÉ pelo Caminho do Imperador” começa levando o público a refletir sobre o Rio de Janeiro do dia 12 de Outubro de 1822.

Nessa data, D. Pedro comemorava seu aniversário enquanto retornava da Província de S. Paulo, onde havia consagrado o "Grito do Ipiranga". Ao chegar à Corte, foi aclamado e sagrado "Imperador Constitucional e Defensor Perpétuo do Brasil".

Conduzidos pela guia de turismo e historiadora Nani Rodrigues, vamos percorrer o Rio Antigo que foi palco das movimentações que levaram à Independência do Brasil e também cenário da chamada "Caminhada da Aclamação".

Após passar por outros pontos de interesse, como a Praça Tiradentes e o Largo de S. Francisco de Paula, nossa experiência termina na Praça XV (o antigo Largo do Paço), onde foi coroado o Imperador D. Pedro I, na atual Igreja de N. S. do Carmo da Antiga Sé, em 1o de dezembro de 1822.

Foi lá também onde, meses antes da Independência, D. Pedro, Príncipe do Brasil, disse ao povo na sacada do Paço Real que "se é para o bem de todos e felicidade geral da nação, digam ao povo que fico". Um discurso memorável e uma decisão que mudou os rumos de nossa história.

Nossa experiência pela rota da Aclamação até a Coroação do nosso primeiro Imperador — e marcando o bicentenário da Independência — permitirá ao público desvelar o olhar sobre o patrimônio histórico remanescente daquele período, bem como sobre as mudanças na paisagem cultural em 200 anos de História.

Você é o nosso convidado para essa imersão e reflexão sobre o Rio Antigo, cidade que já foi capital do Império e que, em 2022, comemora o Bicentenário da Independência do Brasil.


PONTOS DE INTERESSE:

Praça da República (Campo de Santana)

Praça Tiradentes

Largo de São Francisco de Paula

Praça XV

GUIA COM REGISTRO CADASTUR: Nani Rodrigues.

DATA: 21/01/2023 (SÁB)

DURAÇÃO APROXIMADA: 3h.

INÍCIO: 09:00 (15 min de tolerância).

PREÇO: R$ 60,00 (+ taxa de administração do Sympla).

*Crianças até 8 anos não pagam.

PONTO DE ENCONTRO: Lateral da Praça da República, canteiro central esquina com a Rua Moncorvo Filho, em frente à Faculdade Nacional de Direito da UFRJ..

*O passeio acontecerá mesmo em caso de chuva fraca e/ou tempo nublado, não possibilitando reembolso nesses casos.


RESERVE SUA VAGA: